Luce Prima

Ensino Fundamental I

No 1º Ano

O processo de alfabetização acentua-se. Dando continuidade ao trabalho iniciado na Educação Infantil, as crianças dessa faixa etária já elaboram hipóteses mais refinadas de escrita. O trabalho, então, intensifica-se e as crianças são levadas a comparar suas hipóteses com as dos colegas, a utilizar as listas e textos coletivos como uma espécie de bancos de dados, a refletir sobre o processo da escrita. Os procedimentos de leitura e de observação da língua também são intensificados. Trabalhar com agrupamentos (duplas, grupos de três ou quatro ou a sala toda) torna-se fundamental.

Importante perceber que, graças a um trabalho que considera a função real da língua e se utiliza de diferentes tipos de texto, as crianças, ao se alfabetizarem, são capazes de ler e escrever, de forma contextualizada, pequenos textos e não apenas codificar ou decodificar palavras isoladas.

Embora o processo de alfabetização receba uma atenção especial no 1º. Ano do Ensino Fundamental, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da autonomia, da motricidade e o estudo das Artes continuam ocupando lugar de destaque no cotidiano das crianças. Nessa faixa etária, por exemplo, o cálculo mental e as estratégias de cálculo já são largamente utilizados na resolução de problemas.

Linguagem

Em Linguagem, é hora de aprofundar o estudo sobre a tipologia textual, reconhecendo suas características para, então, poder escrever com autonomia.

Para tanto, é importante um grande repertório de textos e um trabalho baseado na observação, comparação, análise. Também é o momento de analisar mais profundamente a língua, traçar suas regularidades e entender as exceções para que se possa escrever o mais próximo possível do padrão culto. Aprender os procedimentos de correção torna-se imprescindível.

O trabalho de interpretação inicia-se com a seleção de informações e caminha até a possibilidade de relacioná-las e, assim, estabelecer as semelhanças e diferenças entre os textos.

Matemática

Em Matemática, o trabalho prossegue com as estratégias para resolução de problemas envolvendo as quatro operações, num processo que envolve a compreensão dos algoritmos e o desenvolvimento do raciocínio, além do trabalho com leitura de gráficos e tratamento da informação.

Ciências

Em Ciências, espera-se que as crianças sejam iniciadas no processo de compreensão do pensamento científico, que envolve lançamento de hipóteses, experimentação, pesquisa, verificação e comunicação (registro), além de perceberem os conceitos envolvidos nas teorias científicas e se aproximarem das características desse discurso.

História e Geografia

Em História e Geografia, o trabalho consiste em aproximar as crianças do conceito de História e levá-las a estabelecer relações entre os fatos históricos e culturais no tempo e no espaço. O trabalho com os procedimentos de pesquisa e com as possibilidades da intertextualidade é realizado com grande ênfase.

Outras Disciplinas

O 1º. ciclo do Ensino Fundamental ainda contempla as disciplinas Artes, Artes Digitais (Robótica e Tecnologias), Educação Física, Música, Inglês. A partir do 4º ano, temos ainda, a disciplina de Espanhol integrada ao currículo

Agende uma visita

Não compartilharemos suas informações com ninguém, nunca.