Luce Prima

Educação Infantil

Educação Infantil

Acreditando no potencial de cada aluno, nossas classes são organizadas por faixa etária, respeitando e estimulando o desenvolvimento em todas as etapas:

  • Maternal I: Crianças a partir de 1 ano.

  • Maternal II: Crianças com 2 anos completos ou a completar até 31 de março.

  • Maternal III: Crianças com 3 anos completos ou a completar até 31 de março.

  • Pré-escola I: Crianças com 4 anos completos ou a completar até 31 de março.

  • Pré-escola II: Crianças com 5 anos completos ou a completar até 31 de março.

Linguagem Oral e Escrita

Desde o desenvolvimento da oralidade até o ingresso no mundo da leitura e da escrita, as crianças são expostas a uma grande variedade de portadores e tipos de textos: contos de fadas, contos modernos, notícias, reportagens, receitas, instruções de jogo, listas, entre outros.

O trabalho com textos pressupõe a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno (a partir das ilustrações e outros índices), a encenação, a reprodução de histórias a partir do registro pictórico, a contação de histórias pelos alunos.

Com relação à escrita, inicialmente, é o professor que exerce o papel de escriba no processo de composição coletiva. À medida que as crianças começam a lançar mão de hipóteses de escrita, elas passam a se utilizar dos textos em exposição para realizar suas próprias produções.

As propostas de leitura e escrita respeitam a função social da língua, isto é, as crianças lêem para se divertir, para aprender ou descobrir algo e escrevem com o objetivo de comunicar algo a alguém.

Raciocínio Lógico-Matemático

Desenvolver estratégias pessoais para resolução de problemas é o grande objetivo do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Esse percurso tem início com atividades de seriação, conservação e classificação, passa pelo trabalho com jogos, a partir dos quais são trabalhadas a contagem, a relação número/quantidade e a seqüência numérica, e alcança as situações-problema, que envolvem cálculos, previsões, aproximações e antecipações. Nesse percurso, é importante que as crianças sejam desafiadas e possam lançar mão de estratégias próprias, capazes de dar conta da situação.

Artes

Na Educação Infantil, o estudo das Artes tem sua base na experimentação. Experimentar formas, cores, materiais e ferramentas possibilita que a criança se comunique a partir da linguagem visual.

É também objetivo desse estudo oferecer aos alunos a possibilidade de conhecerem os artistas e suas obras, já que, assim como acontece com a leitura e a escrita, o repertório é de fundamental importância nessa busca pela criação, pelo trabalho de autoria.

Movimento

O desenvolvimento motor é de suma importância nessa faixa etária. Ele é estimulado a partir de atividades que favorecem o conhecimento e o reconhecimento do próprio corpo, suas possibilidades e seus limites. Trabalhada de forma lúdica, a motricidade está presente nos circuitos montados semanalmente, nos jogos com regras, nas atividades de expressão corporal.

Ela também aparece em atividades como dobraduras, recorte, colagem, pintura e tantas outras.

Sociabilização

O Brincar é, na verdade, atividade essencial na educação infantil. Através das brincadeiras as crianças iniciam seu processo de sociabilização, começam a entender a convivência em grupo e suas regras, superando gradativamente sua fase egocêntrica. O Brincar ainda permite que as crianças reconheçam os papéis sociais e possam se situar nesse contexto.

Autonomia

Favorecer o desenvolvimento da autonomia deve ser objetivo de toda proposta educacional. Esse desenvolvimento se dá a partir das atividades cotidianas, desde que o professor tenha esse objetivo e esteja atento às interferências que deve realizar. Organizar o próprio material, pegar e guardar o próprio lanche, dar recados, gerir pequenos conflitos são exemplos de posturas estimuladas desde cedo junto às crianças.

Iniciação ao Pensamento Científico

Apoiadas em apostilas criadas pela equipe pedagógica do Luce Prima, as aulas de Iniciação ao Pensamento Científico para alunos da Educação Infantil têm como objetivo geral enriquecer as experiências vivenciadas pelas crianças.

Oferecemos oportunidades para que elas experimentem ferramentas, instrumentos e situações novas, com o objetivo específico de desenvolver habilidades como: utilizar com mais autonomia as ferramentas e instrumentos; utilizar procedimentos de investigação; organizar materiais e registros; experimentar, observar, registrar e compartilhar descobertas. Inicia-se, assim, o processo de investigação científica.

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