Proposta Pedagógica

O Colégio adota o material didático do Sistema Pueri Domus, elaborado a partir da concepção sócio-construtivista e exclusivo na cidade, e defende a formação de profissionais da educação como aspecto fundamental para a garantia de uma escola de qualidade.

No processo de ensino-aprendizagem, o professor deve considerar o conhecimento prévio do aluno para, então, propor situações desafiadoras, capazes de serem resolvidas pelos alunos a partir de seu repertório, da interação com outros alunos e com o professor e de subsídios oferecidos pelas fontes de pesquisa ou pelas produções culturais com as quais eles passam a ter contato.

O processo ensino-aprendizagem deve ir além do trabalho com o conteúdo factual (informações que devem ser memorizadas e reproduzidas); ele deve valorizar o trabalho com os conteúdos procedimentais (como fazer), os conteúdos atitudinais e os conceituais. Para isso, deve-se fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências, tais como: analisar, comparar, inferir, argumentar, entre outras.

As atividades das quais os alunos participam devem possibilitar o diálogo com o mundo, levando-o a estabelecer relações entre os fatos culturais no tempo e no espaço.

A construção do conhecimento e da cidadania se dá, necessariamente, a partir da interação entre pessoas, daí a relevância do trabalho coletivo e da convivência em grupo.

O desenvolvimento da autonomia é o que possibilita a construção do conhecimento, na medida em que favorece a utilização de estratégias pessoais para resolução de problemas, a busca de informações, o poder de decisão, a autoconfiança necessária para produzir novos conhecimentos.

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